Agenda de concertos (carregar no evento para mais informação)

sábado, 22 de janeiro de 2011

Air solos #3

Ora cá está mais um à espera de ser descodificado. Este é um bocadinho mais difícil. Além de ser menos óbvio, é obra de vários executantes. Assim sendo, o que há para adivinhar é: o nome dos executantes; os instrumentos que tocam; nome da música; autor da música; nome do artista/banda; nome do álbum e todos os outros pormenores que consigam juntar.

Vamos lá. Esses ouvidos e essa memória a funcionar!




quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Toca e Foge, no canal Q!







Até hoje há pouco, não fazia ideia da existência do canal Q. É natural. Não uso Meo.

Foi através de um vídeo no facebook que tomei conhecimento, não só do canal mas também de um programa muito interessante que parece que por lá passa às quartas-feiras à noite, chamado Toca e Foge. Trata-se de um conjunto de actuações acústicas de músicos portugueses (com alguns estrangeiros pelo meio), gravadas algures pela cidade de Lisboa (pelo menos as que vi até agora eram em Lisboa), com alguns dedos de conversa pelo meio.

A conversa umas vezes é interessante, outras nem por isso (a coisa também depende dos entrevistados, claro), mas o que interessa de facto é a divulgação da música que se vai fazendo por aí e que, muitas vezes, por vários motivos, nos passa um bocado ao lado.

Já vi alguns dos episódios que incluiam, entre outros, Mazgani, Dead Combo, Noiserv, ou o fadista Marco Rodrigues e posso garantir que vou ver todos os outros, já que as Produções Fictícias (a produtora responsável pelo programa) nos dão a possibilidades de ver todo o programa por episódios em http://tocaefoge.blogs.sapo.pt/

Se estão interessados em nova música portuguesa, não percam. Não vão gostar de tudo o que virem, possivelmente. Mas não desanimem. Passem ao próximo. Eu aconselho.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

RTP MÚSICA?

Parece que a RTP vai ter um novo canal por cabo chamado RTP MÚSICA.

Fazendo algumas leituras por aí, apanhei o conceito base da coisa, a saber:

- A RTP MÚSICA dará destaque aos músicos portugueses e lusófonos. Pois... isso pode querer dizer muitas coisas diferentes e nem todas elas boas.

- O novo canal começa a emitir a 7 de Março de 2011 (confere - tudo o que a RTP faz e que julga importante passa-se a 7 de Março - um dia por ano, portanto).

- O novo canal vai ser codificado ou incluído no "pacote" básico? Não sabemos. Eu, pelo menos fiquei sem perceber.

- O director é o Jaime Fernandes e o primeiro apresentador confirmado é o Álvaro Costa. Será que os "Dias da Rádio" vão regressar na televisão? Não sabemos.

- A RTP não vai buscar colaboradores à SIC nem à TVI. Ainda bem. Também não vejo lá ninguém que perceba um boi de música.

- O orçamento para a criação do novo canal é de um milhão e trezentos mil euros. E então? Isso é muito? É pouco? Não faço a mínima ideia, para além da certeza de que vamos ser todos (os de nós que pagam impostos) a pagar.

- No novo canal, segundo Jaime Fernandes "Vamos ter três horas diárias de música ao vivo, vídeos, reportagens de concertos, agenda de espectáculos e [tudo] o resto". Três horas de música ao vivo é bom, se não forem sempre as mesmas músicas, claro. A mim parece-me ambicioso. Vamos ver.

- Nos planos da RTP está também a realização de vídeos para os músicos portugueses, tendo em conta a fraca produção do país, ainda mais numa altura em que as grandes editoras "definham" e as pequenas não "medram" por aí além.

No conjunto, parece-me uma boa ideia mas vindo de onde vem, continuo com as minhas dúvidas baseadas em anos e anos de desperdício de tudo o que se poderia ter feito de bom em televisão no que à música portuguesa diz respeito. Eu já ficaria satisfeito com um canal que passasse de tudo. Já nem peço um que passe só o que é bom.

Obrigado pela ideia, agora façam-na funcionar! (se fazem favor, já que sou eu que pago).

Homenagem a António Sérgio, no S. Jorge e na Radar FM

É já amanhã e chama-se AS 61 - Tributo António Sérgio - Pelo Direito à Diferença. O concerto realiza-se no Cinema S. Jorge e conta com a participação de Xutos & Pontapés, Linda Martini, Dead Combo, Moonspell, Os Golpes e Peste & Sida (Power Trio). Já está esgotado.

No que respeita à Radar FM, a rádio (cumprindo a promessa feita há um ano) vai também assinalar os 61 do nascimento de Sérgio com programação especial, mais propriamente um conjunto alargado de mini-concertos ao vivo em estúdio com o seguinte alinhamento previsto (será cumprido? O que é que isso interessa?):

10:30: Noiserv
11:30: António Manuel Ribeiro
12:30: Samuel Úria
13:00: Hipnótica
13:30: Phil Mendrix
14:00: Madame Godard
14:30: Aquaparque
15:00: TV Rural
15:30: Feromona
16:00: Minta & The Brook Trout
16:20: Julie & The Carjackers
16:40: Filho Da Mãe
17:00: Balla
17:30: Cool Hipnoise
18:00: Rita Redshoes
18:30: Márcia
19:00: Os Pontos Negros
19:30: Batida
20:00: Pop Dell'Arte

A emissão passará depois para o São Jorge onde acompanhará em directo o concerto:

21:00: Dead Combo
21:30: Os Golpes
22:10: Linda Martini
22:45: Peste & Sida
23:20: Moonspell
00:00: Xutos & Pontapés

Amanhã faço gazeta ao "tubo" e vou fazer os meus "bonecos" ligado à Radar, coisa que já não faço há muito tempo.

Como muitos outros, espero o regresso dos "dias da Rádio". Com poucas esperanças, admito. Que seja ao menos por um dia. Será?

Citações...

"I have lost faith and interest in politics in my country. (...) I think Obama is another guy in a suit. (...) These are hard times and music can lift us. If I can lift one person, one day of their lives, then I did a good thing in my life"

(Rickie Lee Jones)





http://www.youtube.com/watch?v=mIjl5LMf8D4

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Richie & Steve! Muito bom!

Em tempos troquei este LP pelo "Easter" da Patti Smith. Acabava de conhecer a senhora e andava com uma panca pelo disco e sem dinheiro. Por outro lado, o "Please Don't Touch" do Steve Hackett tinha uma ou outra música que não me diziam grande coisa. Não era o caso desta, que reencontrei hoje no "tubo". Grande canção, grande cantor e um fantástico e sóbrio guitarrista que sabe apagar-se para bem da música, coisa rara nos dias de hoje, em que se contam as notas ao segundo.




http://www.youtube.com/watch?v=BMEnvCGZV3c


segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

A propósito...













Já há água potável na Ilha da Culatra?

Em 1979 o Júlio cantava assim.

No Verão de 2010 a água potável "já" corria (depois de uma espera de mais trinta anos) nos canos da Ilha mas a maioria dos habitantes ainda bebia água contaminada de poços devido ao atraso no licenciamento dos contadores.

Por isto e mais um monte de coisas é que em Portugal a música e as letras mantêm actualidade durante muito mais tempo que noutras paragens.


"E a Zé cantava na Ilha da Culatra"
Artista: Júlio Pereira
Álbum: Mãos de Fada


domingo, 2 de janeiro de 2011

Seda?

É assim que funciona! Como os meus amigos sabem que sou um tipo interessado por estas coisas da música portuguesa, sempre que descobrem uma coisa nova, fazem o favor de me chamar a atenção para ela. E eu agradeço, claro, e espero que continuem a fazê-lo.

Já não é a primeira vez que me falam dos "Seda".

Ora bem... todos sabemos que o Miguel Majer e o Ricardo Santos produzem projectos à velocidade que conhecem vocalistas femininas. Uns funcionam melhor do que outros, outros funcionam melhor para uns do que para outros.

Seda é Nouvelle Vague à portuguesa. Canções do pop-rock português em ritmo bossa ou Soft-Jazz.

Pois bem, fiquem sabendo, só para registo futuro, que não acho piadinha nenhuma aos Nouvelle Vague. Topam?

Air Solos

Ora bem, já percebi que com as letras o Google não me deixa ir muito longe.
Já com os solos, parece-me que é mais difícil fazer pesquisas (pelo menos por enquanto).

Este também é fácil, considerando a idade que tem, e um dos que gerava, juntamente com o pseudo-solo, uma notável e estranha tendência para o contorcionismo, ainda mais se considerarmos a pouca vocação do músico original para se mexer.

Ora então, vamos lá a saber... Artista? Canção? Álbum? Instrumentista? é tudo para responder.
Vamos lá que os próximos já são mais complicados... ou não!